Combustíveis

马上开始. 它是免费的哦
注册 使用您的电邮地址
Combustíveis 作者: Mind Map: Combustíveis

1. O petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável.

2. Ele é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons.

3. Características do petróleo: Viscoso, menos denso que a água, insolúvel na água e composto por hidrocarbonetos.

4. Pode-se usar o petróleo para fabricar gasolina, querosene, alcatrão, gás natural, propano, butano e cerca de mais 2000 produtos, desde dissolventes até plásticos.

5. Vantagens do petróleo: Alta densidade de energia, fácil disponibilidade, infra-estrutura de transportes e uso, crucial para uma ampla variedade de indústrias e constante fonte de alimentação e confiabilidade.

6. Desvantagens do petróleo: Emissões de gases de efeito estufa, poluição da água e da terra, emissão de substâncias nocivas, como dióxido de enxofre, monóxido de carbono e chuva ácida.

7. O carvão mineral é um mineral não renovável, mais especificamente uma rocha sedimentar originada há milhares de anos e encontrada no subsolo em depósitos de origem orgânica.

8. O carvão é bastante usado para produzir energia elétrica em usinas termelétricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas.

9. Vantagens do carvão mineral: Ele apresenta elevada eficiência energética, produz quantidades significativas de energia por unidade de peso, é de fácil localização e possui depósitos em diversas regiões do mundo e como fonte de energia e quando comparada às fontes de energia alternativas, apresenta melhor custo-benefício.

10. Desvantagens do carvão: É o combustível fóssil que mais polui o meio ambiente e provoca impactos ambientais negativos tanto na sua extração como na sua utilização, por ser uma fonte de energia não renovável, suas reservas podem esgotar-se com o tempo e a queima do carvão mineral emite à atmosfera gases poluentes, colaborando, então, para o agravamento do efeito estufa.

11. O gás natural é originado pela degradação da matéria orgânica (restos de vegetais, algas e animais) por bactérias anaeróbias em camadas muito profundas da crosta terrestre ou abaixo dela.

12. É comum encontrar o gás associado ao petróleo, chamado gás natural associado. Quando há pouca ou nenhuma quantidade do petróleo, é dito gás natural não associado.

13. Esse gás é utilizado como matéria-prima na indústria petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (transformado em ureia, amônia e derivados). Na geração de energia elétrica, tem sido bastante empregado nas termelétricas e em indústrias.

14. Desvantagens do gás natural: Por ser o mais “limpo” entre os combustíveis de origem fóssil, o gás natural emite menos poluentes se comparado ao petróleo e ao carvão mineral, no entanto, ele não está totalmente isento dos problemas ambientais, visto que sua utilização também contribui para a poluição atmosférica e para intensificação do efeito estufa.

15. Vantagens do gás natural: Economia de até 65% no combustível, evita adulteração de combustível, evita roubo do combustível, proporciona menor impacto ambiental, além de ser o mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis.

16. Diferenças entre combustíveis extraídos da biomassa e combustíveis fósseis: Os combustíveis fósseis não são renováveis, enquanto os extraídos da biomassa são renováveis. Os biocombustíveis apresentam redução significativa da emissão de gases poluentes, enquanto os de fósseis aumentam a emissão dos gases. A principal diferença entre biocombustível e combustível fóssil é que o combustível fóssil é formado naturalmente enquanto o biocombustível pode ser produzido industrialmente. O biocombustível fornece uma baixa quantidade de energia por unidade de biomassa, já o combustível fóssil fornece uma grande quantidade de energia por unidade de massa.

17. O carbono é o principal composto do carvão mineral, são encontrados também, nesse combustível fóssil, de acordo com o DNPM, enxofre, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio.