马上开始. 它是免费的哦
注册 使用您的电邮地址
ONDAS 作者: Mind Map: ONDAS

1. ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

1.1. SÃO ONDAS QUE NÃO PRECISAM NECESSARIAMENTE DE UM MEIO MATERIAL PARA SE PROPAGAR, OU SEJA, PODEM SER PROPAGAR UM VÁCUO, MAS TAMBÉM PODEM SE PROPAGAR EM MEIOS MATERIAIS. EX:RAIO X

1.2. ESPECTRO VISÍVEL :AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS QUE O SER HUMANO CONSEGUE VER CORRESPONDE AO ESPECTRO VISÍVEL DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA.DEPENDENDO DA FREQUÊNCIA, PODEM-SE VER DIFERENTES CORES.

1.3. AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS QUE TÊM FREQUÊNCIA UM POUCO MENOR QUE A DO VERMELHO SÃO CHAMADAS DE INFRAVERMELHAS.AQUELAS QUE TÊM FREQUÊNCIA UM POUCO MAIOR QUE A DO VIOLETA É CHAMADA DE ULTRAVIOLETA

1.4. EM 1888, O FÍSICO ALEMÃO HEINRICH HERTZ PROVOU A EXISTÊNCIA DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS AO CRIAR UM APARELHO CAPAZ DE PRODUZI-LAS E DETECTÁ-LAS

1.5. RÁDIO

1.5.1. CONVERSAÇÃO DE ONDAS SONORAS EM ELETROMAGNÉTICAS:O MICROFONE CONVERTE AS ONDAS SONORAS EM ENERGIA ELÉTRICA, E ESTÁ É CONVERTIDA EM ONDAS ELETROMAGNÉTICAS PELO TRANSMISSOR

1.5.2. TRANSMISSÃO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:É FEITA POR MEIO DE UMA GRANDE ANTENA, QUE CONSEGUE TRANSMITIR AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS DA EMISSORA DE RÁDIO A RESIDÊNCIAS SITUADAS DENTRO DE UM RAIO DE ATÉ 100 Km.

1.5.3. CAPTAÇÃO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:

1.5.3.1. É FEITA PELA ANTENA RÁDIO DOMÉSTICO.

1.5.4. CONVERSÃO DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:

1.5.4.1. O RECEPTOR, APARELHO EXISTENTE NO INTERIOR DOS RÁDIOS DOMÉSTICOS, CONVERTE AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS CAPTADAS PELA ANTENA EM ENERGIA ELÉTRICA, E ESTA É CONVERTIDA EM EM ONDAS SONORAS PELO ALTO FALANTE.

1.6. TELEVISÃO

1.6.1. A ANTENA RECEPTORA DE TV CAPTA AS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS ENVIADAS ENVIADAS PELA ANTENA DE EMISSORA DE TELEVISÃO E AS CONVERTE EM CORRENTE ELÉTRICA, QUE POR SUA VEZ, SERÁ CONVERTIDA PELO APARELHO DE TELEVISÃO EM SOM E IMAGEM.

1.7. FORNO DE MICRO ONDAS

1.7.1. NO INTERIOR DO APARELHO, EXISTE UM COMPONENTE CHAMADO MAGNÉTRON, QUE GERA MICRO-ONDAS COM CAPACIDADE DE AUMENTAR A VIBRAÇÃO DAS MOLÉCULAS DE AGUÁ PRESENTE NOS ALIMENTOS, ELEVANDO SUA TEMPERATURA.

1.8. CELULARES E COMPUTADORES

1.8.1. OS CELULARES FUNCIONAM DO MESMO MODO QUE AS EMISSORAS E OS APARELHOS DE RÁDIO, SÓ QUE CONVERTENDO ONDAS SONORAS E LUMINOSAS EM ONDAS ELETROMAGNÉTICAS NA FAIXA DE FREQUÊNCIA DE MICRO ONDAS.

1.8.2. OS COMPUTADORES TAMBÉM PODEM EMITIR OU RECEBER ONDAS NESSA FAIXA DE FREQUÊNCIA, OQUE PERMITE A COMUNICAÇÃO ENTRE ESSE APARELHO E UM CELULAR SEM A NECESSIDADE DE UM FIO PARA TRANSMITIR ENERGIA ELÉTRICA.

1.9. CONTROLES REMOTOS DE TELEVISÃO

1.9.1. AS ONDAS INFRAVERMELHAS EMITIDAS PELOS CONTROLES REMOTOS SÃO CAPTADAS POR UM RECEPTOR NA TELEVISÃO, QUE AS CONVERTE EM ENERGIA ELÉTRICA.

1.10. RAIO X

1.10.1. AO ATRAVESSAR O CORPO HUMANO , OS RAIOS X EMITIDOS PELOS APARELHOS DE RADIOGRAFIA ATINGEM O FILME RADIOLÓGICO, QUE É COMO UMA CHAPA FOTOGRÁFICA USADA NAS CÂMERAS FOTOGRÁFICA ANALÓGICAS. AS REGIÕES DO FILME QUE RECEBEM MAIOR QUANTIDADE DE RADIAÇÃO FICAM ESCURAS, ENQUANTO AQUELAS QUE RECEBEM MENOR QUANTIDADE FICAM CLARAS.

1.11. RAIOS GAMA

1.11.1. OS EFEITOS DA RADIAÇÃO GAMA À SAÚDE E AO AMBIENTE SÃO MAIS NOCIVOS QUE OS PROVOCADOS PELOS RAIOS X, DADA SUA MAIOR CAPACIDADE DE PENETRAÇÃO NOS TECIDOS, PODE CAUSAR, POR EXEMPLO, MUTAÇÕES, DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER E ESTERILIDADE.

1.12. ONDAS DE RÁDIO

1.12.1. NA MEDICINA, ELAS SÃO USADAS NO APARELHO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, BASTANTE UTILIZADO PARA O DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DE ÓRGÃOS COM GRANDE QUANTIDADE DE ÁGUA EM SEU INTERIOR.NESSE APARELHO , É APLICADO UM CAMPO MAGNÉTICO QUE ALINHA OS ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO PRESENTES NOS TECIDOS DO CORPO HUMANO.EM SEGUIDA, ONDAS DE RÁDIO SÃO EMITIDAS, FAZENDO-OS VIBRAR EM UMA INTENSIDADE DIFERENTE DEPENDENDO DO TECIDO.ESSAS VIBRAÇÕES SÃO ENTÃO CAPTADAS E TRANSFORMADAS EM IMAGENS 3D POR UM COMPUTADOR.

2. CARACTERÍSTICAS

2.1. FREQUÊNCIA:NÚMERO DE OSCILAÇÕES DE UMA ONDA POR UNIDADE DE TEMPO. EX:QUANTIDADE DE DE VEZES QUE CRESCE E DECRESCE EM 1 SEGUNDO.

2.2. PERÍODO:TEMPO SUFICIENTE PARA A OCORRÊNCIA DE UMA OSCILAÇÃO COMPLETA.

2.3. COMPRIMENTO DA ONDA: DISTÂNCIA PERCORRIDA DA ONDA ATÉ QUE HAJA UMA VIBRAÇÃO COMPLETA, OU SEJA, ENTRE DUAS CRISTAS (PARTES ALTAS DA ONDA) OU DOIS VALES (PARTES BAIXAS DA ONDA)

2.4. AMPLITUDE: DISTÂNCIA DE UMA CRISTA OU DE UM VALE EM RELAÇÃO A UMA POSIÇÃO MÉDIA.

3. SOM

3.1. CARACTERÍSTICAS

3.1.1. ALTURA:SE REFERE À QUALIDADE FISIOLÓGICA QUE PERMITE DIFERENCIAR SONS GRAVES E SONS AGUDOS.

3.1.2. INTENSIDADE SONORA:ELA É A QUALIDADE QUE PERMITE DIFERENCIAR OS SONS FRACOS DOS SONS FORTES E ESTÁ RELACIONADA À AMPLITUDE DA ONDA SONORA :QUANTO MAIOR A AMPLITUDE, MAIOR A INTENSIDADE SONORA.A INTENSIDADE É MEDIDA EM DECIBEL (dB), QUE É SUBMÚLTIPLO DO bel (B), SENDO 1 dB=0,1 B. O NOME DESSA UNIDADE FOI DADO EM HOMENAGEM A ALEXANDER GRAHAM BELL, INVENTOR DO TELEFONE.

3.1.3. TIMBRE:É QUEM PERMITE DIFERENCIAR DOIS OU MAIS SONS DA MESMA FREQUÊNCIA E INTENSIDADE EMITIDOS POR FONTES DISTINTAS.EX: UM VIOLÃO E UMA BATERIA.

4. LUZ

4.1. CORRESPONDE A UM ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO QUE OS OLHOS DO SER HUMANO CONSEGUE PERCEBER.

4.2. NO INÍCIO DO SÉCULO XV, O ARTISTA E CIENTISTA ITALIANO LEONARDO DA VINCI (1452-1519) LEVANTOU A HIPÓTESE DE QUE A LUZ PODERIA SER UMA ONDA MECÂNICA QUE SE PROPAGAVA ATRAVÉS DE UM MEIO MATERIAL TRANSPORTANDO ENERGIA

4.2.1. NO SÉCULO XVI, O FÍSICO HOLANDÊS CHRISTIAAN HUYGENS (1629-1695)AFIRMOU QUE A LUZ SERIA UMA ONDA QUE SE PROPAGAVA NO ÉTER, UM MATERIAL QUE PREENCHERIA TODOS OS VAZIOS DO ESPAÇO.NA MESMA ÉPOCA O FÍSICO ISAAC NEWTON (1643-1727) DEFENDIA A IDEIA DE QUE A LUZ ERA CONSTITUÍDA DE PARTÍCULAS, MESMO ESSA TEORIA NÃO SENDO CAPAZ DE EXPLICAR VÁRIOS FENÔMENOS ÓPTICOS.

4.3. MEIOS ÓPTICOS

4.3.1. MEIOS TRANSPARENTES:NESSES MEIOS, A LUZ PERCORRE TRAJETÓRIAS BEM DEFINIDA, OU SEJA , PASSA POR ELES REGULARMENTE.

4.3.2. MEIOS TRANSLÚCIDOS: NELES, A LUZ NÃO PASSA COM A MESMA FACILIDADE COM QUE PASSA NOS MEIOS TRANSPARENTES

4.3.3. MEIOS OPACOS:AQUI, A LUZ NÃO SE PROPAGA, POIS, AO INCIDIR SOBRE A SUPERFÍCIE, É PARCIALMENTE REFLETIDA E PARCIALMENTE ABSORVIDA, ALÉM DE SER CONVERTIDA EM OUTRA FORMA DE ENERGIA

5. TIPOS

5.1. ONDAS MECÂNICAS: SÃO ONDAS QUE NECESSITAM DE MEIO MATERIAL PARA SE PROPAGAR.EX:ONDAS DE ÁGUA

6. O QUE É ?

6.1. É UMA PERTURBAÇÃO QUE SE PROPAGA EM DETERMINADO MEIO, COMO O AR, A ÁGUA, UMA CORDA, OU MESMO NO VÁCUO.ONDAS TRANSPORTA ENERGIA, MAS NÃO MATÉRIA