
1. ecossistema:
1.1. Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.
2. Biomas:
2.1. Os biomas mundiais. Confira algumas características dos principais biomas do planeta Terra. Tundra: bioma mais frio da terra, apresenta animais com densa pelagem e vegetação esparsa. Taiga: apresenta clima subártico, animais hibernantes e vegetação de floresta densa.
3. O domínio da vegetação arbustiva e herbácea:
3.1. O domínio acontece quando as formações são maioria na região, elas dominam. Arbustivas são Savanas, Cerrado, Caatinga, Complexo do Pantanal e Formações Litorâneas. Herbáceas são Campos temperados ou pradarias, Estepes e Tundra.
4. Solos aluviais e eluviais:
4.1. 1. Eluviais: quando os solos se formam por rochas encontradas no mesmo local da formação, ou seja, quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo se encontra no mesmo local do solo; 2. Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares.
5. Solos zonais e azonais:
5.1. 1. Eluviais: quando os solos se formam por rochas encontradas no mesmo local da formação, ou seja, quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo se encontra no mesmo local do solo; 2. Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares.
6. Recursos hidricos:
6.1. Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacias .
6.2. Hidrosfera:
6.2.1. Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra.
6.3. Ciclo hidrológico:
6.3.1. Ciclo da Água na Natureza. O calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.
6.4. Lençol freático:
6.4.1. Lençol de água é a superfície que delimita a zona de saturação da zona de aeração do solo. Abaixo do lençol freático, a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis do solo.
6.5. Etresse hídrico:
6.5.1. É uma situação em que a procura de água por habitante é maior que a capacidade de oferta de um corpo hídrico.
6.6. Aquífero:
6.6.1. Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.
6.7. Reúso de água:
6.7.1. Reúso de água é o processo de converter águas residuais em água que pode ser reutilizada para outros propósitos. O reúso pode incluir irrigação de jardins e campos agrícolas e reenchimento de superfícies de água e água subterrânea.