A DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO

Начать. Это бесплатно
или регистрация c помощью Вашего email-адреса
A DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO создатель Mind Map: A DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO

1. O NASCIMENTO DESSA ESCOLA TEM TUDO A VER COM O CLIMA DE MOBILIZAÇÃO DA ESQUERDA TRADICIONAL QUE EMERGIU NA EUROPA ENTRE GUERRAS

2. REPRESENTA FUNDAMENTAL OBRA DA CHAMADA “TEORIA CRÍTICA” DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, SENDO SEUS AUTORES DA PRIMEIRA GERAÇÃO DA “ESCOLA DE FRANKFURT”, CARACTERIZADA PELO PENSAMENTO CRÍTICO E ALTAMENTE REFLEXIVO A RESPEITO DA SOCIEDADE MODERNA.

3. O TERMO “DIALÉTICA”, NO LIVRO, REPRESENTA AS TRANSFORMAÇÕES CONSTANTES DA VIDA SOCIAL, DE MODO QUE A DIALÉTICA DEFENDIDA É AQUELA MAIS PRÓXIMA DA DIALÉTICA HEGELIANA, VISTO QUE PARA HEGEL AS TRANSFORMAÇÕES SE DAVAM NO MUNDO DAS IDÉIAS, DAÍ PASSANDO PARA A VIDA MATERIAL.

4. PARA KANT, A RAZÃO LIBERTAVA O HOMEM DO MEDO DA NATUREZA, REPRESENTANDO OS VALORES ILUMINISTAS QUE SEPARAM O HOMEM DA NATUREZA E O SUJEITO DO OBJETO.

5. IMPORTANTE SALIENTAR QUE A “RAZÃO” CRITICADA POR ADORNO E HORKHEIMER É A CHAMADA RAZÃO INSTRUMENTAL, TAMBÉM CHAMADA DE TÉCNICA, QUE DECORRE DA RACIONALIDADE DO “ESCLARECIMENTO”.

6. POIS ALEGAM QUE A LÓGICA PROPOSTA PELA RAZÃO TÉCNICA É FRIA E QUANTIFICADORA, TENDO SIDO HIPERTROFIADA PELO DESENVOLVIMENTO DO INDUSTRIALISMO E DO HOMEM CAPITALISTA, SE DISSEMINANDO POR TODAS AS ESFERAS DA MODERNIDADE.

7. O EFEITO DESSE FENÔMENO É O FIM DO PENSAMENTO, A DESVALORIZAÇÃO DA FILOSOFIA, E O DESENVOLVIMENTO DA LÓGICA UTILITARISTA E IMEDIATISTA.

8. NA MEDIDA EM QUE O ILUMINISMO TROUXE PARA O CENTRO DO MUNDO O HOMEM E NÃO DEUS, O INDIVÍDUO DEIXOU DE SE IDENTIFICAR JUNTO À NATUREZA COMO SEU MEIO ORIGINAL, PASSANDO A TRANSFORMÁ-LA, UTILIZANDO-A PARA FINS LUCRATIVOS