Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
Cnidários Door Mind Map: Cnidários

1. Representantes: hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.

2. Características exclusivas: não possuem sistema circulatório, respiratório e excretor. Também não possuem um sistema nervoso central, mas apresentam um rede difusa de células nervosas espalhadas pelo corpo. Além disso, vale destacar que eles possuem órgãos sensoriais simples.

3. Anatomia: Cavidade Gastrovascular: Auxilia digestão e o transporte de nutrientes para todo o corpo do animal. Ectoderme: camada exterior de um embrião em desenvolvimento. - Mesogleia: matriz extracelular gelatinosa. - Gastroderme: camada de revestimento interno.

3.1. Respiração: Os cnidários não possuem sistema respiratório. Nesses animais, as trocas gasosas ocorrem na superfície corporal por meio do processo de difusão.

3.2. Reprodução: Os cnidários são animais que podem reproduzir-se de maneira sexuada e assexuada.

3.3. Alimentação: Os cnidários são animais basicamente carnívoros.

4. Embriologia: Os cnidários são animais diblásticos, pois seus corpos são formados com base em dois folhetos embrionários: a ectoderme e a endoderme. Entre a gastroderme e a epiderme está presente a mesogleia, que possui consistência gelatinosa. A mesogleia, geralmente, não apresenta células.

5. Morfologia: No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos.