登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
Tecido Ósseo により Mind Map: Tecido Ósseo

1. Tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células (osteócitos, osteoblastos e osteoclastos) e material extracelular calcificado (matriz óssea).

1.1. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤOsteócitos Células encontradas em cavidades ou lacunas (cada uma contendo somente uma célula) de onde partem canalículos, que são usados para se comunicarem e para passagem de íons e pequenas moléculas. São células achatadas e essenciais para a manutenção da matriz óssea, quando morrem passam por reabsorção da matriz.

1.1.1. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤOsteoclastos São células gigantes, móveis, multinucleadas, muito ramificadas (muito irregulares, com forma e espessura variável) e com citoplasma granuloso. Quando está nas áreas de reabsorção de tecido, se encontram porções dilatadas dos osteoclastos inseridas em depressões da matriz (lacunas de Howship).

1.2. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤOsteoblastos Células que sintetizam parte orgânica da matriz óssea, osteonectina (facilita deposição de cálcio) e osteocalcina (estimula os osteoblastos). São capazes de concentrar fosfato de cálcio para participar da mineralização da matriz óssea. Se encontra na matriz óssea, sempre lado a lado, quando em atividade ficam cuboides, quando pouco ativas se tornam achatadas. A matriz óssea recém formada e que ainda não foi calcificada se chama osteoide, e quando o osteoblasto fica preso pela matriz recém sintetizada eles se tornam osteócitos.

1.2.1. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤMatriz Óssea 50% do peso da matriz óssea é uma parte orgânica, essa parte é formada por 95% de fibras colágenas do tipo I e pequenas quantidades de proteoglicanos e glicoproteínas (que podem participar da mineralização da matriz). Os íons mais encontrados são fosfato e cálcio, os menos encontrados são bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.

2. ㅤ ㅤ ㅤ ㅤPeriósteo Tecido conjuntivo que recobre os ossos interna e externamente. A camada mais superficial tem fibras colágenas e fibroblastos, as fibras de Sharpey são os feixes das fibras colágenas que penetram o tecido e prendem o periósteo ao osso. ㅤㅤㅤ ㅤ Endósteo Células osteogênicas que recobrem os ossos interna e externamente.

3. Classificação Macroscópica Pode ser dividido em osso compacto e osso esponjoso.

3.1. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤOsso Esponjoso Encontrado nas epífises (extremidades) dos ossos longos e na parte central de ossos chatos e irregulares. Apresente várias cavidades intercomunicantes e é constituído por trabéculas de matriz ósseas, os espaços são preenchidas por medula óssea vermelha (ou tecido hematopoético.

3.2. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤOsso Compacto Encontrado nas bordas dos ossos longos, chatos e irregulares, não tem cavidades visíveis a olho nu e se parede bem denso e sólido.

4. Classificação Microscópica Pode ser dividido em tecido ósseo primário/imaturo/não lamelar ou tecido ósseo secundário/maduro/lamelar.

4.1. ㅤㅤㅤㅤTecido Ósseo Primário Primeiro a ser formado e é substituído aos pouco pelo tecido secundário, é pouco mineralizado e por isso mais fraco. Tem fibras colágenas dispotas em diversas direções e maior quantidade de osteócitos que o tecido secundário.

4.2. ㅤㅤㅤTecido Ósseo Secundário Encontrado somente em adultos, mais calcificado do que o tecido primário. Suas fibras colágenas são organizadas em lamelas paralelas e concêntrica em torno dos Canais de Havers, formando os Sistemas de Havers/Ósteons.

5. Crescimento O crescimento é feito a partir do disco, que afasta a epífise da diáfise pela deposição de novo tecido ósseo.

6. Articulações Os ossos se unem por meio de estruturas formadas por tecidos conjuntivos que se chama articulações, essas podem ser classificadas como diartroses (para grandes movimentos) e sinartroses (não ocorre movimento).