Articulações

articulações

登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
Articulações により Mind Map: Articulações

1. As articulações sinoviais podem ser classificadas, em mono axial, bi axial e tri axial.

1.1. Quando uma articulação realiza movimento apenas em torno de um eixo diz que é mono axial, ou seja, apresenta um grau de liberdade de movimento. Assim as articulações que só permitem flexão e extensão como a do cotovelo, são mono axiais.

1.2. Já uma articulação que realiza movimento em torno de dois eixos diz que é bi axial, ou seja, apresentam dois graus de liberdade de movimento. Assim as articulações que permitem flexão e extensão, adução e abdução como a rádio cárpica ou articulação punho, são bi axiais.

1.3. Quando uma articulação realiza movimento em torno de três eixos diz que é tri axial, ou seja, apresentam três graus de liberdade de movimento. Assim as articulações que permitem flexão e extensão, adução e abdução e rotação como as articulações do ombro e quadril, são tri axiais

2. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.

3. Articulação fibrosa: Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.

3.1. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.

4. Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso.

4.1. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.

5. Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial.

5.1. As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.