Iniziamo. È gratuito!
o registrati con il tuo indirizzo email
Pronomes da Mind Map: Pronomes

1. Pronome Pessoal Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: 1. Pronomes Pessoais do Caso Reto: exercem a função de sujeito. Exemplo: Eu gosto muito da Ana. (Quem gosta da Ana? Eu.) 2. Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo: substituem os substantivos e complementam os verbos. Exemplo: Está comigo seu caderno. (Com quem está o caderno? Comigo.

2. Pronome Possessivo Os pronomes possessivos são aqueles que transmitem a ideia de posse. Exemplos: Essa caneta é minha? (o objeto possuído é a caneta, que pertence à 1ª pessoa do singular)

3. Pronome Demonstrativo Os pronomes demonstrativos são utilizados para indicar a posição de algum elemento em relação à pessoa seja no discurso, no tempo ou no espaço. Eles reúnem algumas palavras variáveis - em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) - e as invariáveis.

4. Pronome de Tratamento Os pronomes de tratamento são termos respeitosos empregados normalmente em situações formais. Mas, como toda regra tem exceção, “você” é o único pronome de tratamento utilizado em situações informais. Exemplo: Você deve seguir as regras impostas pelo governo.

5. Pronome Indefinido Empregados na 3ª pessoa do discurso, o próprio nome já indica que os pronomes indefinidos substituem ou acompanham o substantivo de maneira vaga ou imprecisa. Exemplo: Nenhum vestido serviu na Antônia. (o termo “nenhum” acompanha o substantivo “vestido” de maneira vaga, pois não sabemos de que vestido se fala)

6. Pronome Relativo Os pronomes relativos se referem a um termo já dito anteriormente na oração, evitando sua repetição. Esses termos podem ser palavras variáveis e invariáveis: substantivo, adjetivo, pronome ou advérbio. Exemplo: Os temas sobre os quais falamos são bastante complexos. (“os quais” faz referência ao substantivo dito anteriormente “temas”)

7. Pronome Interrogativo Os pronomes interrogativos são palavras variáveis e invariáveis empregadas para formular perguntas diretas e indiretas. Exemplo: Quanto custa a entrada para o cinema? (oração interrogativa direta) Informe quanto custa a entrada para o cinema. (oração interrogativa indireta)