Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial!

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial! por Mind Map: Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial!

1. O foco não é produzir "mais e melhor", o foco agora está sendo criar novos produtos, serviços, processos e sistemas gerenciais.

2. É uma estratégia central para desenvolver a competitividade de empresas.

3. Gestão do Conhecimento, aspectos: papel na alta administração, cultura e estrutura organizacionais, práticas de gestão de recursos humanos, impacto dos sistemas de informação e mensuração de resultados, alianças estratégicas.

4. A Gestão de Conhecimento, implica na coordenação sistêmica de esforços em vários planos, como o organizacional e individual; estratégico e operacional; normas formais e informais.

5. Quando se trata em Gestão do Conhecimento, é necessário discutir: - o papel da administração na definição dos campos de conhecimento; - as novas estruturas organizacionais e práticas de organização do trabalho; - saber quais são as práticas de administração de RH associadas à aquisição de conhecimentos externos e internos à empresa.

6. No Brasil, o recurso "conhecimento" mostra sua importância no desempenho empresarial.

7. A Gestão do Conhecimento nas organizações passa pelo entendimento das características do ambiente competitivo e das necessidades individuais e coletivas, junto ao processo de criação e aprendizado.

8. Três aspectos principais: - foco nos objetivos intangíveis; - tornar a gestão do conhecimento algo explícito; - incentivar e criar mecanismos que facilitem aos empregados o compartilhamento de seus conhecimentos.

9. Tecnologias: - intranets; - groupware; - document management systems; - data warehouses; - desktop-videoconferencing; - eletronic bulletin boards;

10. Capital Humano - é a "mola propulsora" da geração de conhecimentos e geração de valor nas empresas.

11. Caráter Universal

12. Não se limitam ao chão de fábrica, departamento de novos produtos ou áreas em contato com os clientes.

13. Tecnologias gerenciais, apresenta elevada relação custo-benefício, além de se encontrar, em boa medida, ao alcance de praticamente qualquer tipo de empresa.

14. "Ilhas de Excelência"

15. A Gestão do Conhecimento procura compreender, a partir dos recentes avanços nas tecnologias de informática e de telecomunicações, e das conclusões das teorias sobre criatividade e aprendizado individual e organizacional.

16. Três grandes áreas: - repositório de materiais de referência; - expertise maps; - just-in-time knowledge;

17. Quando se pensa em Gestão do Conhecimento, há uma colocação na direção das análises "micro", que são os indivíduos e os grupos; "meso", que se trata da organização; "macro", que fala do ambiente.

18. Criar círculos virtuosos de geração de conhecimentos ocorrem nos momentos das necessidades de se reinventarem, de desenvolverem suas competências, de aprenderem com o ambiente e estarem buscando sempre novos desafios.

19. "FACILITATING FACTORS" ou "ENABLING CONDITIONS", ou seja, práticas , normas e processos que estimulam ou inibem a captação, geração, difusão e armazenamento de conhecimento pelas organizações.