Tecidos basicos do corpo

Mapa mental sobre os tecidos basicos do corpo, trabalho feito para material de Histologia e embriologia do curso de fisioterapia-Ufsc por Julia Jacques

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
Tecidos basicos do corpo von Mind Map: Tecidos basicos do corpo

1. Tecido Epitelial

2. Tecido conjuntivo

3. Tecido nervoso

4. Tecido Muscular

5. Classificação:

6. sistema nervoso é o principal regulador de nossas funções, exerce controle sobre quase todas as atividades no nosso corpo, através da transmissão de impulsos. Trata-se de um dos tecidos mais especializado do organismo.

7. Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal. Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos.

8. As celulas dos tecidos nervosos devidem-se em:

9. Neurônios – responsáveis pelas funções receptivas. Células da Glia – responsáveis pela sustentação e pela proteção dos neurónios.

10. Neuronios são compostos pelo corpo celular ou pericário, dendritos e axônios.

11. Função SNC: funcionamento do corpo, locomoção, raciocínio e memória.

12. Função SNP: levar informações ao Sistema Nervoso Central e respostas aos órgãos efetores.

13. Pericário: sintese proteica, convergencia das correntes eléctricas geradas na árvore dendrítica. Onde fica alojadas todas as funçoes celulares.

14. Dendritos: garantem a recepção dos estímulos, leva o impulso nervoso em direção ao corpo celular. Garante a condução do impulso nervoso.

15. Axonio: conduz impulsos, transmitem informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares, glandulares).

16. Podem ser divididos quanto a sua função:

17. Motores: ontrolam órgãos efetores, como glândulas e fibras musculares

18. Sensoriais: recebem estímulos do organismo ou do ambiente.

19. Interneuronios: estabelecem conexões entre outros neurônios

20. As células da glia possuem a função de envolver e nutrir os neurônios. é composta pelos astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e células de Schwann.

21. Astrocitos: sustentação e a nutrição dos neurônios

22. Oligodentrócitos:responsáveis pela produção da bainha de mielina

23. Microglias: função fagocitoria

24. Celulas de Schwann: produção da bainha de mielina no SNP

25. O Sistema Nervoso Autônomo

26. Parte do SN responsavel pelo controle da respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão.responsável pelo controle automático do corpo.

27. O SNA é dividido em duas partes: Sistema nervoso simpático Sistema nervoso parassimpático

28. sistema nervoso simpatico: responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência.

29. sistema nervoso parassimpatico: função de fazer o organismo retornar ao estado de calma em que o indivíduo se encontrava antes da situação estressante.

30. Tecido muscular é um tipo de tecido animal que apresenta como característica mais marcante sua capacidade de contração. Responsavel por garantir nossos movimentos e batimentos cardiacos.

31. Funções do tecido muscular: Movimento do corpo, estabilização das posições do corpo e produção de calor.

32. Classificação:

33. Tecido muscular liso: células mononucleadas e alongadas. pode ser encontrado nas paredes dos órgãos ocos, como estômago, útero, bexiga, artérias, veias, vasos sanguíneos,

34. Tecido muscular estriado esquelético: células longas em forma de cilindros. É responsável pela contração voluntária do organismo, responsável pela locomoção.

35. Tecido muscular estriado cardíaco: o está presente no coração. Atua na contração desse órgão para fazer o bombeamento de sangue para todo o corpo

36. A principal função do tecido epitelial é revestir a superfície externa do corpo, as cavidades corporais internas e os órgãos. Ele também apresenta função secretora. Por apresentar células bastante unidas, o tecido epitelial atua principalmente, como uma barreira, garantindo proteção contra micro-organismos, contra a perda excessiva de água, além de proteção mecânica. O tecido epitelial atua ainda na formação de glândulas, as quais exercem diversas funções no organismo

37. Caracteristicas:

38. Células muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;

39. Não possui vasos (avascular);

40. Alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração;

41. Classificação:

42. Tecido epitelial de remestimento: responsável por revestir o corpo e as superfícies dos órgãos.

43. Tecido Epitelial glandular: forma as glândulas, sendo responsável por secretar substâncias.

44. o tecido epitelial pode ser dividido em: Simples: apresenta apenas uma camada de células. Estratificado: apresenta múltiplas camadas celulares. Pseudoestratificado: apresenta apenas uma camada de células, entretanto, possui um aspecto que dá a falsa impressão de possuir várias camadas celulares.

45. podem ser classificadas em três tipos: Glândula endócrina: São glândulas sem ductos que produzem secreções lançadas diretamente no sangue. Glândula exócrina: São glândulas que possuem ductos e liberam sua secreção em cavidades ou na superfície do corpo. . Glândula mista: Essa glândula possui uma porção endócrina e uma porção exócrina

46. Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los.

47. Classificação:

48. é feita de acordo com o material e as celulas que o compõem.

49. pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito e em tecidos conjuntivos de propriedades especiais: adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.

50. Tecido conjuntivo propriamente dito: Tecido de ligação. atua na sustentação e preenchimento dos tecidos

51. Tecido Conjuntivo Adiposo: função de reserva energética e também proteção contra o frio e impactos.

52. Tecido conjuntivo Cartilaginoso: faz a sustentação de diversas regiões do corpo, mas com certa flexibilidade. composto por grande quantidade de matriz extracelula

52.1. faz a sustentação de diversas regiões do corpo, mas com certa flexibilidade

53. Tecido conjuntivo ósseo: É um tecido mais rígido, presente nos ossos e responsável pela sustentação e movimentação.

54. Tecido conjuntivo sanguineo: a matriz se encontra no estado líquido. chamada ed plasma, nela se encontra os globulos vermelhos, brancos e as plaquetas. É responsável pela formação das células sanguíneas e componentes do sangue. Ele está presente na medula óssea, localizada no interior de alguns ossos.