Mercado de Cosméticos falsificados

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
Mercado de Cosméticos falsificados von Mind Map: Mercado de Cosméticos falsificados

1. Em 2014, foram apreendidos por volta de R$ 25 milhões em produtos de higiene e beleza. Em 2015, foram R$ 28 milhões, um aumento de 11% em São Paulo, (segundo a receita federal) Segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) , 63.2% dos itens falsificados representados são originários da China.

2. A pirataria no comércio de cosméticos é prejudicial ao consumidor, pois causa problemas de pele por exemplo, ja que possuem substâncias prejudiciais, como a hidroquinona e mercúrio.(A hidroquinona é usada frequentemente em fotografia preto e branca) Além disso, o mercado de cosméticos ilegal causa prejuízo à economia do Brasil, já que não pagam impostos,então, o dinheiro que poderia ser utilizado para fins públicos não são descontados.

3. Os produtos são considerados falsificados quando não seguem as regras de seguranças da ANVISA,no caso do Brasil, são compostos de substâncias danosas e não passam por certificações.

4. Citações fisolóficas

4.1. "Os Estados não são agentes morais; as pessoas são" - Noam Chomsky “A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.”Michel Foucault, filósofo e crítico literário

5. Contexto histórico

5.1. os primeiros registros de utilização de "cosméticos" foram dos egípcios para rituais de seus deuses em cerca de 3000 a.c. Na Idade Antiga, os cosméticos surgiram no oriente e se espalharam pelo globo. Por volta de 1770 surgiram cosméticos pesados na França e Inglaterra, embora várias leis da época não permitiam. Em meados de 1880 começara a surgir a indústria de cosméticos.

6. Argumentos de autoridades

6.1. "Os falsificadores aproveitam nossa confiança em marcas e nomes de marcas para prejudicar as economias e pôr em risco vidas”, diz o secretário-geral adjunto da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Doug Frantz “Esse mercado informal tem um impacto significativo principalmente nos orçamentos públicos dos países. A sub-arrecadação que existe a partir da não tributação das mercadorias falsificadas reduz o orçamento e, com isso, a capacidade do Estado de conduzir políticas públicas, como nas áreas de saúde, educação e aposentadoria. Os países precisam avançar no combate à pirataria, pelo grande prejuízo que traz à população”, explica o economista Pedro Frizo, do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais.

7. Tese

7.1. A falsificação de cosméticos prejudica a saúde de consumidores, pois,em produtos para clarear pele,geralmente, possuem substâncias como mercúrio e hidroquinona em alto nível que causam danos à pele. Ademais, esses produtos barateados prejudicam a economia, já que prejudicam a reputação das marcas , não são taxados por impostos e fortalecem o crime organizado.

8. Dados estatísticos

9. Intervenção

9.1. A fim de enfraquecer o mercado pirata de cosméticos, campanhas contra podem ser feitas pelo ministério da saúde promovendo a conscientização da sociedade e orientar a consumir produtos verificados pela ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio da mídia e internet com o objetivo de prevenir que produtos desse tipo sejam consumidos.

10. Definição

11. Argumentos pessoais