Personal Learning Enviroments (PLE)

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Personal Learning Enviroments (PLE) by Mind Map: Personal Learning Enviroments (PLE)

1. Internet (WEB 1.0) - Primeiro passo da nova tecnologia, ainda não é possível grandes inovações

2. WEB 2.0, a internet se espalha para todas as áreas, há uma conexão entre muitas pessoas, novos meios de se relacionar e construir o conhecimento.

3. OS PLE's começam a se expandir, as experiências resultantes levam a uma vida de aprendizado que se diferencia do padrão, as noções de autoria, validade, relações professor - aluno são problematizadas.

4. É preciso pensar a mudança de paradigmas na prática e, desde a origem, na preparação de docentes, as universidades devem estar preparadas.

5. Se cria um paradigma informacional que, Segundo Castells (1999, p.108), possui cinco características básicas: Informação é a matéria básica prima; tecnologias informacionais em todas as áreas da vida; há uma necessidade de estar conectado na rede; flexibilidade e possibilidade de reversão; convergência de tecnologias específicas em um ambiente integrado.

6. Através destas novas tecnologias, se inicia um processo que facilita a criação de um ambiente e formas de aprendizado personalizadas, o aluno trabalha na construção do ambiente de estudo e de interação com a realidade e com o próximo.

7. "Não é a motivação, mas sim o sentimento de posse e ou controle que o indivíduo experimenta quando a aprendizagem é centrada nos seus interesses e necessidades e, de certa forma, lhe pertence." O aprendizado é pautado no aprender fazendo e ocorre através da prática.

8. O aprendizado, através das novas tecnologias e ambientes como os PLE's, "será construído em ambientes não controlados por individuo e pelas organizações que serão desafiadas a gerir um modelo de aprendizagem que reconhece as mudanças tecnológicas na sociedade que aprende conectada.