Romantismo no Brasil

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Romantismo no Brasil by Mind Map: Romantismo no Brasil

1. Tipos de Romance

1.1. O Romantismo no Brasil apresentou quatro tipos de romances: Romance indianista – nesse tipo de romance o índio surge como herói que representam o país. Sua vida, cultura e costumes são apresentados em uma narrativa que remete à valorização da natureza e à paisagem brasileira. Dos romances indianistas, destacam-se as obras de José de Alencar: Iracema, O Guarani e Ubirajara. Romance histórico – O romance histórico abordava costumes de épocas passadas. Muitas vezes, o romance era uma espécie de relato que misturava ficção com realidade. Desse tipo de romance, destacam-se As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates, de José de Alencar. Romance urbano - O romance urbano retratava a vida que ocorria nas capitais, a ascensão da classe média, as relações sociais e morais. Os romances urbanos serviam como críticas aos costumes, revelando o comportamento e interesses da sociedade em determinadas épocas. Um exemplo desse tipo de romance é A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Romance regionalista – O romance regionalista, geralmente, se passava em ambiente rural. O objetivo era mostrar costumes, valores e cultura típica de uma região, trazendo à tona a diversidade brasileira. Nesse tipo de romance era comum a representação do povo sertanejo e dos costumes do sertão. São exemplos do romance regionalista: Inocência, de Visconde de Taunay e A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.

2. Principais Autores e Obras

2.1. Gonçalves Dias - foi um importante poeta brasileiro do século XIX. Principais obras: Os timbiras, Meditação, Canção do Exílio, I-Juca-Pirama,

2.2. Castro Alves - importante poeta brasileiro da geração condoreira Principais obras: Espumas Flutuantes, Os escravos, A Cachoeira de Paulo Afonso, Hinos do equador, Tragédia no Mar, O Navio Negreiro

2.3. José de Alencar - considerado o principal escritor do romantismo brasileiro. Principais obras: Cinco Minutos, A Viuvinha, O Guarani, Lucíola, Iracema, As Minas de Prata, Senhora, Encarnação.

3. Contexto Historico

3.1. O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país. Algumas das principais delas são: criação da imprensa brasileira; construção do Museu Nacional (incendiado em 2018); fundação do Banco do Brasil; decreto de abertura dos portos às nações amigas; criação do Ministério da Marinha, das Relações Exteriores e do Tesouro Nacional, assim como a fundação da Casa de Suplicação do Brasil (atual Supremo Tribunal da Justiça).

4. Caracteristicas

4.1. Subjetividade; Individualismo; Teocentrismo; Amor idealizado; Mulher idealizada; Exagero sentimental; Maior liberdade formal, com exceção da 1a geração romântica; Uso exagerado de exclamações, interrogações e reticências; Defesa de valores burgueses, como coragem, amor e liberdade.