Prosa Romântica

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Prosa Romântica by Mind Map: Prosa Romântica

1. Livro: A Moreninha

1.1. Carolina

1.1.1. Tudo começa quando os estudantes de medicina, Augusto, Fabrício e Leopoldo vão para a casa de praia da avó de Filipe. Augusto e seus amigos fazem uma aposta de que Augusto se apaixonaria por alguma menina. Augusto, mulherengo, aceita com a certeza de que vai ganhar. Porém, ele conhece Carolina e começa a se apaixonar por ela. Perto do mês acabar, Augusto conta à avó de Filipe sobre uma garota por quem se apaixonou perdidamente na infância ao resgatar uma concha que uma menina tanto queria. Os dois se apaixonaram e fizeram uma promessa de casamento. Um senhor os abençoou-os e lhes entregaram camafeus para lembrarem um do outro. Porém, os dois partiram da praia e esqueceram o nome do (a) amado (a). Carolina escutou enquanto ele contava sua narrativa a sua avó e descobriu quem ele realmente era, seu amor do passado. Augusto foi muito machucado por seus antigos amores, porém a saudade de Carolina o faz retornar ao seu encontro. Chegando lá, ela estava com raiva por ele não ter sido fiel ao acordo desde a infância e ter tido um romance com outras mulheres. Ela revela seu camafeu e ele percebe que era ela quem ele tanto procurava. Não se rendem ao amor e casam-se. Augusto obviamente perdeu a aposta e seu pagamento foi escrever este romance “A Moreninha”.

2. Livro: Senhora

2.1. Aurélia Camargo

2.1.1. Aurélia Camargo e Fernando Seixas eram apaixonados um pelo outro. Porém, Fernando decide casar com Adelaide por ser rica, pois Aurélia era de uma família bastante humilde. Orfã, Aurélia recebe uma herança de seu avô e se torna bastante visível pela sociedade. Tomando conhecimento de que Fernando ainda estava solteiro, ela lança uma proposta de casamento para ele. Após o casamento, a vida do casal se torna terrível. Fernando, infeliz com tudo aquilo, decide trabalhar para pagá-la e alcançar sua liberdade. Aurélia percebe a mudança de caráter do seu amor. Juntos fazem as pazes e o casamento é consumado.

3. Livro: Iracema

3.1. Iracema

3.1.1. Tudo começa quando Iracema, uma índia, encontra Martim, um colonizador português, na mata. Ela decide levá-lo para sua tribo, onde passa a ser tratado como hóspede. A tribo Tabajara, aliada dos franceses, era inimiga dos pitiguaras, aliados com os portugueses. A tribo de Iracema, Tabajara, estava em comemoração por Irapuã, apaixonado por Iracema, ter sido escolhido para comandar o confronto com a tribo inimiga. Ao tentar fugir, Martim quase é assassinado por Irapuã. Iracema decide fugir com Martim. Foram acolhidos por Poti, chefe da tribo rival. Porém, são seguidos e o confronto entre as tribos acontece. Os Tabajaras perdem e Iracema decide viver com seu amado. Martim não parece ter tanto interesse assim pela índia, pois está sempre em combate com outras tribos. Iracema dá a luz ao filho sozinha à margem de um rio e morre de banzo/tristeza. Martim e seu filho Moacir vão para Portugal, porém retornam e colonizam o Ceará.

4. Livro: Lucíola

4.1. Maria da Glória

4.1.1. Maria da Glória é expulsa de casa pela família ao se relacionar sexualmente com um Couto aos 14 anos. Fingiu sua própria morte e aderiu a identidade de sua amiga chamada Lúcia, que havia falecido recentemente. Vai trabalhar como prostituta no Rio de Janeiro, onde passa a ser chamada de Lucíola. Paulo chega à cidade e apaixona-se "de cara" pela moça. Lúcia muda-se para uma casa simples no interior com sua irmã. Os dois se apaixonam e Lúcia começa a ignorar os outros homens. A mulher conta toda a verdade sobre sua história à Paulo. Lúcia engravida, porém fica muito doente. Morre grávida, mas antes pede a Paulo que se case com sua irmã. Paulo nega, mas cuida de Ana até que ela se case e vive sua vida tristemente por ter perdido seu único amor.