ESTRUTURAS E FORMAS DO RELEVO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ESTRUTURAS E FORMAS DO RELEVO by Mind Map: ESTRUTURAS E FORMAS DO RELEVO

1. Ela está bem distinta do resto da América do Sul, onde há dobramentos modernos, como a Cordilheira dos Andes.

2. As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica mais recente (formada nas eras paleozoica, mesozoica e cenozoica). Cobrem quase 60% do território brasileiro das quais se destacam: Bacia sedimentar do Amazonas, do São Francisco, do Pantanal, da Parnaíba e do Paraná.

3. ESCUDOS CRISTALINOS Formado durante o período pré-cambriano, esse tipo de estrutura geológica é a mais antiga do território brasileiro. Está presente em aproximadamente 36% país dos quais se destacam: Escudo das Guianas, Escudo do Brasil Central e Escudo Atlântico.

4. Depressões As depressões caracterizam planos rebaixados, consideradas as menores altitudes encontradas no planeta (100 a 500 metros), formadas principalmente pelo fenômeno da erosão.

5. As quatro principais formas de relevo são: planícies, planaltos, montanhas, depressões.

5.1. Planícies

5.2. As planícies designam as superfícies planas de baixas altitudes (até 100 metros), formados por rochas sedimentares.

5.3. Planaltos Os planaltos ou platôs, designam as superfícies planas com elevadas altitudes (acima de 300 metros), característica marcante que os diferem das planícies.

5.4. Montanhas As montanhas são grandes elevações constituídas ao longo dos anos por atividades vulcânicas, terremotos e outras manifestações naturais.

6. Relevo Brasileiro: note que o Brasil está localizado numa grande placa tectônica, o que impede o choque com outras placas, evitando, dessa forma, a existência de fenômenos naturais tal qual os terremotos e os maremotos.

7. No geral, o relevo brasileiro é marcado por baixas altitudes, uma vez que o pico mais alto do país, está situado no estado do Amazonas, na Serra do Imeri, com 2994 metros de altitude.

8. Classificação das estruturas geológicas são resultantes do tipo de rocha que as compõem, ou seja, rochas magmáticas (cristalinas), rochas sedimentares e rochas metamórficas.

9. Estrutura geológica do Brasil é formada por escudos de cristal, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.

10. Isso ocorre porque o Brasil está localizado no centro da placa tectônica sul-americana, ou seja, numa zona estável que não apresenta abalos sísmicos.