DIFERENÇAS ENTRE O COMPOSTO MOLECULAR E O COMPOSTO IÔNICO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
DIFERENÇAS ENTRE O COMPOSTO MOLECULAR E O COMPOSTO IÔNICO by Mind Map: DIFERENÇAS ENTRE O COMPOSTO MOLECULAR E O COMPOSTO IÔNICO

1. COMPOSTO MOLECULAR:

2. Os compostos moleculares são substâncias formadas pela associação entre livre de metal e hidrogênio ou livre de metal, levando às chamadas ligações covalentes. Como não há elemento metálico, os átomos envolvidos nessa ligação são compartilhados eletronicamente para alcançar a teoria do octeto.

3. Os compostos moleculares geralmente têm as seguintes características: -Comparado com compostos iônicos, o ponto de fusão e o ponto de ebulição são baixos; -Sua dureza é baixa; -Comparado com compostos iônicos, eles têm alta tenacidade; -Sua capacidade de conduzir corrente e calor é muito baixa; -À temperatura ambiente, podem ser encontrados compostos covalentes no estado sólido, líquido e gasoso.

4. A maneira como os átomos interagem durante a formação de compostos moleculares, a organização e a atratividade das moléculas exercem grande influência sobre seu estado físico, ponto de fusão e ponto de ebulição.

5. À temperatura ambiente, compostos moleculares podem ser encontrados nos três estados físicos da matéria. Além deste fato, esses compostos também possuem uma variedade de pontos de fusão e pontos de ebulição.

6. MODELO IÔNICO

7. A ligação entre os íons ocorre com a transferência determinada de elétrons, caracterizada pela atração eletrostática entre os íons. A força atrativa que existe entre íons negativos (ânions) e íons positivos (cátions) cria ligações iônicas. Os compostos formados por ligações iônicas são chamados compostos iônicos

8. Se os íons se formarem e forem eletronicamente estáveis, haverá interações eletrostáticas, mais conhecidas como ligações iônicas. Esse fenômeno químico pode ser atribuído às seguintes regras: Cargas com sinais opostos se atraem.

9. Características dos compostos iônicos: -Têm um ponto de fusão mais alto (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.), esse recurso pode ser explicado pelo arranjo de cristais desses compostos. O arranjo molecular das ligações é tão fortemente ligado que é necessário um aquecimento vigoroso para romper o arranjo da rede cristalina, aumentando o ponto de ebulição. -Compostos iônicos são condutores elétricos, condutores puros que são solúveis em água e líquidos. Os íons estão presentes nesses compostos e, devido à sua liberdade de movimento, são atraídos pelos eletrodos, fechando assim o circuito. -A temperatura dos compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente é de 25 ° C e a pressão é de 1 atm.O melhor solvente para esses compostos é a água.

10. FEITO POR: Maria Laura Gonçalves Silva 1 EM A