𝐸𝓈𝓅𝒶𝒸𝑜 𝓇𝓊𝓇𝒶𝓁 𝒷𝓇𝒶𝓈𝒾𝓁𝑒𝒾𝓇𝑜

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
𝐸𝓈𝓅𝒶𝒸𝑜 𝓇𝓊𝓇𝒶𝓁 𝒷𝓇𝒶𝓈𝒾𝓁𝑒𝒾𝓇𝑜 by Mind Map: 𝐸𝓈𝓅𝒶𝒸𝑜 𝓇𝓊𝓇𝒶𝓁 𝒷𝓇𝒶𝓈𝒾𝓁𝑒𝒾𝓇𝑜

1. O espaço rural pode ser definido como um espaço onde há menor concentração populacional, e as principais atividades econômicas praticadas então ligadas ao setor primário da economia.

2. Os espaços urbanos apresentam maior concentração populacional e predomínio de atividades ligadas ao setor secundário e terciário da economia.

3. setor-localização-atividades primário-rural-agricultura, pecuária e extrativismo secundário-urbano-indústria terciário-urbano-comércio e serviços

4. Extrativismo- atividade relacionada diretamente a coleta ou extração de recursos naturais. Extrativismo pode ser vegetal, animal ou mineral. Vegetal- exploração de recursos naturais vegetais. Realizada por meio da coleta ou extração de produtos (madeiras, fibras, sementes, raízes e frutos). Animal- retirada ou captura de espécies animais (caça e pesca). Extrativismo animal é proibido no Brasil (exceto para indígenas). Mineral- mineração em geral, o Bradil é rico em petróleo e minério de ferro, cuja extração é considerada mineral.

5. ▪︎Pecuária- conjunto de práticas e técnicas cujo objetivo é a criação de animais para fins comerciais. Extensiva- forma de produção na qual o rebanho fica solto em pastagens com áreas maiores. Usam técnicas simples que reduzem o custo de produção. (ultraextensiva- terras maiores ainda) Intensiva- forma de produção em que são empregadas tecnologias mais sofisticadas. Animais são mantidos em áreas relativamente pequenas recebendo o tratamento adequado para favorecer o desenvolvimento. Semi-intensiva- intermediária- rebanho mantido em pastagens e uso de pouca tecnologia.

6. Agricultura- o Brasil é historicamente um pais agroexportador por exportar mercadorias produzidas pela agricultura e pecuária. A agricultura é um importante setor da economia do Brasil. agricultura- produção de alimentos, no brasil os principais são milho, café, soja e trigo. Fatores naturais- importantes para a agricultura. principais que a influenciam- solo (fertilidade), relevo(forma) e clima(secas ou excesso de chuva prejudica).

7. Reforma agrária- conjunto de medidas que visa redistribuir as terras alterando a estrutura fundiária de um local, no intuito de promover a produtividade e a igualdade social. Se, de acordo com os critérios estabelecidos, uma propriedade não cumpre tal função social, ela pode ser desapropriada pelo governo, mediante indenização. Nesse caso o dono é pago com o valor estimado das terras e das benfeitorias. por sua vez, essa propriedade pode ser destinada à reforma agrária, sendo dividida e distribuída entre famílias de trabalhadores rurais que não possuem terras.