Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) by Mind Map: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)

1. Art.4º é formada por seguintes princípios: I - direito à vida e à saúde; II - prioridade absoluta da criança; III - acesso universal à saúde; IV - integralidade do cuidado; V - equidade em saúde; VI - ambiente facilitador à vida; VII - humanização da atenção; e VIII - gestão participativa e controle social.

2. Art. 5º formada por seguintes diretrizes: I - gestão interfederativa das ações de saúde da criança; II - organização das ações e serviços na rede de atenção; III - promoção da saúde; IV - fomento à autonomia do cuidado e da corresponsabilidade da família; V - qualificação da força de trabalho do SUS; VI - planejamento e desenvolvimento de ações; VII - incentivo à pesquisa e à produção de conhecimento; VIII - monitoramento e avaliação; e IX - intersetorialidade.

3. Art. 6º a PNAISC se estrutura em 7 eixos estratégicos: I - atenção humanizada e qualificada à gestação, ao parto, ao nascimento e ao recém-nascido; II - aleitamento materno e alimentação complementar saudável; III - promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral; IV - atenção integral a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas; V - atenção integral à criança em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz; VI - atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade; VII - vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno;