LIGAÇÕES QUÍMICAS

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
LIGAÇÕES QUÍMICAS by Mind Map: LIGAÇÕES QUÍMICAS

1. Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos  iônicos; Apresentam baixa dureza; ... Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.

2. Ligação metálica é a ligação entre metais  e metais. Formam as chamadas ligas metálicas, que são cada vez mais importantes para o nosso dia a dia. No estado sólido, os metais se agrupam de forma geometricamente ordenados, formando as células , ou grades ou retículo cristalino.

2.1. RELAÇÃO ENTRE A FORÇA DESSAS INTERAÇÕES

3. se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamentode carga , ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar

4. COM O PONTO DE FUSÃO

5. DIFERENÇA ENTRE ELES

6. Ligações Iônicas

6.1. um dos átomos é obrigatoriamente um metal , e o outro, um ametal ou o hidrogênio

6.2. Toda ligação iônica é uma ligação polar.

6.3. São sólidos em condições normais de temperatura (25°C) e pressão (1 atm); São duros e quebradiços; Possuem pontos de fusão e de ebulição elevados.

7. Intermoleculares

8. Ligações Metálicas

8.1. ocorrem entre átomos de elementos metálicos.

8.2. Os metais são encontrados na fase sólida nas condições ambiente (temperatura de 25°C e pressão de 1 atmosfera) , exceto o mercúrio, que é líquido. Apresentam brilho característico. Elevada condutividade térmica e elétrica por causa dos elétrons livres.

9. Ligações Covalentes

9.1. Entre dois átomos de Hidrogênio; ... Entre átomos  de um mesmo elemento químico (ametal); Entre átomos de elementos químicos diferentes (ambos ametais).

9.2. Geometria molecular é o formato adotado por uma molécula  constituída por ligação covalente  no plano espacial. Essa forma baseia-se na maneira como os átomos que compõem a  molécula, que deve apresentar mais de dois átomos, estão dispostos em torno do átomo central.

10. Dipolo Induzido

10.1. ocorre entre moléculas polares (com exceção daquelas que apresentam o elemento hidrogênio ligado diretamente a flúor, oxigênio ou nitrogênio).

11. Ligação de Hidrogênio

11.1. ocorre em moléculas polares

12. Dipolo Induzido

12.1. ocorre entre moléculas apolares

13. Dipolo permanente: interação entre moléculas polares. . Pontes de hidrogênio:interação  entre moléculas com o elemento hidrogênio ligado diretamente ao flúor, oxigênio ou nitrogênio

14. COM O PONTO DE EBULIÇÃO

15. Quanto mais forte for a interação intermolecular , mais energia vamos precisar fornecer para separar as moléculas . Então, maior vai ser o ponto de fusão.

16. Quanto menos intensas forem as forças intermoleculares, mais volátil será a substância e menor será a sua temperatura de ebulição

16.1. LIGAÇÕES INTERATÔMICAS