ENFERMAGEM NO BRASIL

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ENFERMAGEM NO BRASIL by Mind Map: ENFERMAGEM NO BRASIL

1. Anna Nery morre aos 66 anos, no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880, data esta que mais tarde seria dedicada como sendo o dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem no Brasil.

2. ANA NERI

2.1. Ana Justina Ferreira, nascia em 13 de Dezembro de 1814 na Bahia, casou-se com Isidoro Antonio Nery, de onde herdou seu sobrenome, ficando conhecida como Ana Nery e teve dois filhos, ficando viúva aos 30 anos.

2.2. Seus dois filhos, um médico e outro oficial do exército são convocados para servir a pátria na Guerra do Paraguai (1864-1860).

2.3. Ana Nery então se colocou a disposição da pátria, e em 15 de agosto parte como voluntária para os campos de batalha, improvisando hospitais e não medindo esforços para ajudar os feridos da guerra.

3. VESTIMENTAS

3.1. Os uniformes inicialmente eram como vestidos bracos, de manga longas, na cor branca que simbolizavam a higiene, e uma touca e sapatos também na cor branca.

4. CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

4.1. Foi organizada e instalada no Brasil em fins de 1908, tendo como primeiro presidente o médico Oswaldo Cruz. Destacou-se a Cruz Vermelha Brasileira por sua atuação durante a I Guerra Mundial (1914-1918). Atuando também durante a epidemia da gripe espanhola em 1918.

5. SIMBOLOS

5.1. Lâmpada: Em homenagem a Florence, pelos caminhos percorridos pelas enfermarias com uma lâmpada na mão, ficando conhecida como a "Dama da Lâmpada".

5.2. Outros símbolos passaram a serem aprovados posteriormente, como por exemplo a "cruz" simbolizando a ciência.

6. PRIMEIRAS ESCOLAS

6.1. Com o decreto federal de n° 791 e 27 e setembro de 1890 é criada a primeira Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, hoje conhecida por Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, pertencente a UNI-RIO.

6.2. Depois vieram outras escolas, dentre elas a Escola de Enfermagem Anna Nery, que recebe seu nome por sua tamanha representatividade e pioneirismo da classe no Brasil.

6.3. Contudo outras escolas também foram sendo criadas, como é o caso da Escola de Enfermagem Carlos Chagas, Escola de Enfermagem Luisa Marillac, Escola Paulista de Enfermagem, dentre outras.

7. ENTIDADES DE CLASSE

7.1. ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem fundada em 1926, sob a denominação de "Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras".

7.2. COFEN - Conselho Federal de Enfermagem, fundado em 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905, diante dessa mesma lei, foi fundado o COREN - Conselho Regional de enfermagem.

7.2.1. Ambos tem a função de regulamentar e fiscalizar as ações de enfermagem em âmbito nacional e estadual respectivamente.