Movimento Uniforme (MRU)

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Movimento Uniforme (MRU) by Mind Map: Movimento Uniforme (MRU)

1. Velocidade

1.1. A velocidade é constante, ou seja, sem varição.

1.1.1. V= ΔS/Δt

1.1.1.1. v — velocidade média ΔS — deslocamento Δt — intervalo de tempo

1.2. Dica: A unidade de medida da velocidade, de acordo com o Sistema Internacinal (SI), é o metro por segundo (m/s). Porém, existem outras unidades comuns, como o quilômetro por hora (km/h). É fácil convertermos metros por segundo em quilômetros por hora. Para fazê-lo, basta multiplicarmos ou dividirmos o módulo da velocidade pelo fator 3,6.

2. Deslocamento

2.1. O móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais. Alé disso, Todos os movimentos uniformes devem ocorrer em linha reta.

2.2. Podemos dizer que, quando um móvel aproxima-se do seu referencial, seu movimento é regressivo. Consequentemente, caso móvel afaste-se do seu referencial, seu movimento é progressivo. Além disso, atribuímos ao movimento progressivo o sinal positivo para a velocidade. Para o movimento regressivo, utilizamos o sinal negativo, indicando que a distância entre o móvel e seu referencial diminui com o tempo.

2.2.1. Exemplo 1: Gráfico da posição em função do tempo para o movimento uniforme progressivo.

2.2.1.1. Exemplo 2: Gráfico que representa a posição em função do tempo para um móvel que executa um movimento uniforme e regressivo (ou retrógrado)

3. Aceleração

3.1. Neste movimento a aceleração é nula

3.1.1. Com disso, uma vez que tenhamos uma trajetória retilínea a= 0 e e um módulo de velocidade at (aceleração tangencial) também é igual a 0.

4. Função Horária

4.1. S= So + vt

4.1.1. S — posição final do móvel S0 — posição inicial do móvel v — velocidade do móvel t — intervalo de tempo