Processos de recebimento, e expedição

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Processos de recebimento, e expedição by Mind Map: Processos de recebimento, e expedição

1. As etapas do processo de armazenagem: quais são?

1.1. Recebimento de mercadorias

1.1.1. recebimento é realizado por caminhões que descarregam nas docas, para depois da conferência, serem colocado nas prateleiras.

1.2. Conferência dos itens

1.2.1. A conferência é a checagem dos pedido por completo. Serve para ver se não está faltando nada.

1.2.1.1. Isso pode incluir regras e normas na política da empresa para se chegar a um padrão desejado, como seguir um checklist, delegar responsáveis, dentre outros

1.3. Endereçamento no estoque .

1.3.1. O endereçamento, é o processo que diz para aonde vai o produto dentro do estoque

1.3.1.1. Hoje, graças à tecnologia, isso pode ser facilitado por meio de códigos de barras e leitores, que identificam o item e, automaticamente, o sistema indica para qual setor ele deve ser encaminhado.

2. Estocagem

2.1. Há uma infinidade de estruturas que compõem esses estoques e cabe ao gestor conhecer as principais para otimizar o seu armazém. Por exemplo, se sua empresa trabalha com cargas palletizadas, certamente a armazenagem será facilitada com um porta-pallet. Outros modelos como o Drive in e Drive thru, push back dinâmico, autoportante e cantilever são exemplos de diferentes estruturas que um armazém pode optar para a sua armazenagem e otimizar os processos, sem necessariamente precisar construir novos espaços com paredes.

2.2. Identificação e localização

2.2.1. A mercadoria vai precisar ser retirada do estoque e, então, ser devidamente identificada.

2.2.1.1. Mais uma vez, a tecnologia se faz fundamental nesse processo, no qual os coletores de dados e os códigos de barras podem agilizar imensamente a atividade, além, é claro, do sistema de picking utilizado, que é o que veremos a seguir.

2.3. Picking

2.3.1. Picking é a separação de pedidos, também chamado de separação de mercadorias.

2.3.1.1. É um dos processos mais importantes da armazenagem logística, pois é a partir dele que se iniciam as etapas de entrega até o cliente final.

2.3.1.1.1. Qualquer falha ou atraso impacta diretamente o prazo de entrega e a qualidade de serviço. Por esse motivo, é imprescindível contar com sistemas eficientes de picking, que acelerem e otimizem essa etapa.

2.4. Embalagem

2.4.1. Essa etapa não é uma regra para todos os tipos de armazenagem logística. Afinal, muitos produtos já estão estocados com as devidas embalagens e do picking passam direto para a expedição.

3. Expedição e entrega

3.1. A partir daqui o produto já é carregado no caminhão, tem as notas fiscais e o CT-e emitidos e deve seguir até o destino final, de acordo com as informações do pedido.

3.1.1. Note que o processo de entrega se inicia, na identificação e separação dos produtos. A expedição é apenas uma parte, teoricamente mais simples. Ou seja, isso é bom para perceber que todos os processos internos do armazém são essenciais para o cumprimento dos prazos.

3.1.1.1. Por exemplo, imagine se há falhas ou demoras durante o picking do produto. Certamente, o atraso dessa entrega não será por culpa do transportador, mas sim pela falta de capacidade de organização dentro do seu estoque.