MAPA MENTAL DE QUÍMICA

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MAPA MENTAL DE QUÍMICA by Mind Map: MAPA MENTAL DE QUÍMICA

1. Cadeias aromáticas: possuem pelo menos um anel aromático, que é um anel que contém ligações duplas alternadas. Podem ser ramificadas ou não. Cadeias não aromáticas ou alicíclicas: possuem uma cadeia fechada, porém que não tem as ligações duplas alternadas. Cadeia normal ou linear: apresenta somente duas extremidades, sem ramificações. Cadeia ramificada: apresenta no mínimo três extremidades, pois possuem ramificações. Cadeia saturada: só possui ligações simples em sua estrutura. Cadeia insaturada: possui pelo menos uma ligação dupla ou tripla em sua estrutura. Cadeia homogênea: possui apenas átomos de carbono na extensão da cadeia. Cadeia heterogênea: possui a presença de heteroátomos.

2. Classificação do carbono:

3. O carbono pode ser classificado de acordo com o tipo de ligação que o une ao restante da cadeia carbônica. - Carbono saturado: ligado apenas por ligações simples, denominadas de sigma (σ). - Carbono insaturado: presença de uma ligação dupla - denominada de pi (π) - ou tripla entre carbonos.

3.1. Carbonos secundários: ligados diretamente a dois outros carbonos. Identifique na figura acima o carbono ilustrado na cor verde. Carbonos terciários: ligados diretamente a outros três carbonos. O carbono que se encontra entre outros três carbonos aparece na cor vermelha. Carbonos quaternários: ligados a mais quatro carbonos. A cor azul destaca a presença do carbono quaternário. É importante ressaltar que todo carbono tem a capacidade de fazer até quatro ligações.

4. Tipos de ligações:

5. Quando as moléculas serão orgânicas e não orgânicas:

6. Os compostos orgânicos naturais são aqueles produzidos pela natureza ao longo dos anos. Por exemplo, o petróleo, um combustível fóssil amplamente utilizado como fonte de energia e matéria-prima. Também são classificados como naturais os carboidratos, as proteínas, os lipídios, etc. Os compostos orgânicos sintéticos são criados em laboratório. Por exemplo, a ureia (NH2CONH2), criada por Friedrich Wöhler a partir do composto inorgânico cianato de amônio (NH4OCN). O conjunto de átomos de carbono unidos por ligações covalentes formam as moléculas orgânicas. As moléculas são dividas em funções orgânicas, que agrupam os compostos de acordo com características semelhantes., os lipídios, etc. O conjunto de átomos de carbono unidos por ligações covalentes formam as moléculas orgânicas. As moléculas são dividas em funções orgânicas, que agrupam os compostos de acordo com características semelhantes

7. Compostos inorgânicos são todas as substâncias formadas por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não contenha em sua estrutura átomos de carbono formando cadeias e ligados ao hidrogênio. Em algumas situações o carbono pode aparecer na estrutura do composto, mas devido a forma como está ligado, é considerado inorgânico, como é o caso de CO2 e Na2CO3.

8. Classificação das cadeias carbônicas:

9. Os átomos de carbono têm como característica principal a propriedade de se unirem formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. Cadeia carbônica é o conjunto de todos os átomos de carbono e de todos os heteroátomos que constituem a molécula de qualquer composto orgânico. As cadeias carbônicas podem ser classificadas de diversas maneiras:Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.

10. As ligações químicas são nada mais, nada menos, do que o fenômeno que une os átomos, compostos iônicos (como sais, óxidos e bases), moléculas (água, gás carbônico, oxigênio), ligas metálicas (ferro, alumínio, ouro) – e toda a matéria que existe no universo. Ligação Metálica: acontecem entre átomos metálicos. São um tipo de ligação em que todos os elétrons são compartilhados com todos os átomos metálicos. Ligação Iônica: A ligação iônica é uma atração eletrostática entre dois íons. Geralmente são formadas pela ligação entre um metal e um ametal. Ligações Covalentes: as ligações covalentes acontecem entre os ametais. Elas são um compartilhamento de elétrons entre átomos com valores próximos de eletronegatividade.