Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Petrobrás by Mind Map: Petrobrás

1. Empresa de capital aberto

1.1. Estatal de econômia mista

2. Atua no segmento de energia, petróleo, gás natural e derivados.

3. A exploração e a produção de petróleo e gás natural são as atividades centrais.

3.1. A maior parte de nossas reservas de petróleo está em campos marítimos, o que tem levado nossas atividades de perfuração a atingirem profundidades cada vez maiores. Nos próximos cinco anos, está prevista a entrada em operação de 13 novos sistemas de produção, que irão garantir um crescimento de 5% na produção até 2023. Em 2019, esperamos alcançar uma produção total de óleo e gás (Brasil e internacional) de 2,8 milhões de boe (barris de óleo equivalente).

3.2. Para atuar em áreas do pré-sal e do pós-sal, entraram em operação recentemente sete novos sistemas de produção, sendo seis no pré-sal - (P-74, P-75, P-76 e P-77) no campo de Búzios e P-69 e P-67 no campo de Lula - , além do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes, no campo de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos. Até 2023, planejamos investir US$ 68,8 bilhões em exploração e produção de petróleo e gás natural. Entenda o caminho do petróleo

4. Na geração de energia elétrica, operamos e temos participação em usinas termelétricas, eólicas e pequenas centrais hidrelétricas, que complementam as necessidades de energia do país, principalmente em períodos de seca e grande demanda.

4.1. As usinas termelétricas têm destaque em nosso parque, mas também geramos energia elétrica por meio de cinco usinas eólicas (Macau e Parque Eólico de Mangue Seco) e duas pequenas centrais hidrelétricas. Além disso, estamos construindo uma usina fotovoltaica no município de Açu (RN), que terá capacidade instalada de 1,1 MW e será usada para consumo de edifícios da Petrobras.

5. Transformamos o petróleo bruto em produtos essenciais para o dia a dia de toda a população, trabalhando para atender à crescente demanda por derivados no Brasil. Atualmente, contamos com 13 refinarias, distribuídas por todo o território nacional, uma unidade de processamento de xisto, no Paraná, e o Comperj em fase de obras. Nosso parque de refino produz, em média, cerca de 1,8 milhão de barris de derivados por dia, como diesel, gasolina, nafta, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo, lubrificantes, entre outras substâncias que servem de matéria prima para diversos outros produtos.

6. Encerraremos as atividades de produção de biocombustíveis, com o objetivo de otimizar o nosso portfólio de negócios. No momento, as usinas de biodiesel de Montes Claros (MG) e de Candeias (BA) permanecem funcionando e a unidade de Quixadá (CE) encontra-se hibernada. No futuro, a Petrobras poderá reavaliar o investimento neste segmento e, para tanto, usar outro modelo de negócios. Nesse contexto, continuaremos a investir na pesquisa de energias renováveis e biocombustíveis, com o objetivo de tornar tecnologias disponíveis e manter competências técnicas que propiciem retorno ao negócio em bases competitivas.

7. Fazer nossos produtos chegarem ao dia a dia do consumidor e movimentarem a agropecuária, a aviação, as ferrovias, as termelétricas, frotas de veículos e diversos tipos de indústria é uma das etapas mais importantes da nossa atuação.

8. Comercialização A comercialização é uma atividade inerente a diversas de nossas operações. Realizamos negócios com clientes corporativos e, por meio da Petrobras Distribuidora, com consumidores finais, nos mais de sete mil postos de serviços espalhados pelo Brasil. Os principais produtos que comercializamos são diesel, gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP), nafta, óleo combustível e querosene de aviação (QAV). Transporte Atuamos no transporte e no armazenamento de petróleo, derivados, biocombustível e gás natural por meio da nossa subsidiária Transpetro. Operamos uma malha de oleodutos e gasodutos mais de 14 mil km, navios-petroleiros próprios ou afretados e terminais terrestres e aquaviários, onde armazenamos os produtos antes de irem para as refinarias ou serem exportados.

9. É a 28ª maior empresa do mundo por receita

10. Subsidiarias:

10.1. Petrobras Distribuidora é uma sociedade anônima de capital aberto, com sede na cidade do Rio de Janeiro, RJ, e uma ex-subsidiária da Petrobras que teve seu controle vendido em julho de 2019, apesar da estatal ainda deter 37,5% das ações da companhia[3]. Fundada no dia 12 de novembro de 1971, atua principalmente no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis derivados de petróleo, como óleo diesel, gasolina, QAV (querosene de aviação); biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel; além de lubrificantes, emulsões asfálticas e produtos químicos.

10.2. Petrobras Transporte S.A. – Transpetro é uma importante empresa para o transporte e a logística de combustível no Brasil. Atua nas operações de importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol. Com mais de 14 mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, 47 terminais (20 terrestres e 27 aquaviários) e 55 navios, a Transpetro tem o desafio de levar aos mais diferentes pontos do Brasil o combustível que move a economia do País. Suas operações também abastecem indústrias, termelétricas e refinarias, viabilizando a geração de milhões de empregos para os brasileiros. De acordo com a demonstração contábil de 2018, a empresa possui 6.943 empregados diretos e 4.768 empregados de empresas prestadoras de serviço. Como subsidiária integral da Petrobras, une as áreas de produção, refino e distribuição do Sistema Petrobras e presta serviço a diversas distribuidoras e à indústria petroquímica. A processadora tem atuação nacional, com instalações em 20 das 27 unidades federativas do Brasil.

10.3. Petrobras Biocombustível, PBIO, atua na produção e comercialização de biodiesel e etanol.

10.4. Petrobras Gás S/A - GASPETRO, subsidiária responsável pela comercialização do gás natural nacional e importado

10.5. Braskem é uma empresa brasileira do setor de plásticos, sendo a sexta maior produtora de resinas plásticas do mundo e líder mundial na produção de biopolímeros.Comprometida com a sustentabilidade e a inovação, a Braskem é a principal fabricante mundial de biopolímeros, com capacidade anual de 200 mil toneladas de produção do Plástico Verde I’m green, Polietileno produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, de origem 100% renovável; e, em 2018, lançaram o EVA de fonte renovável, que também faz parte de nossa marca I’m green.