Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas Citoesqueleto Sistema de Endomembranas

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas Citoesqueleto Sistema de Endomembranas by Mind Map: Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas Citoesqueleto Sistema de Endomembranas

1. Centríolos - Participam do processo da divisão das Células

1.1. Lisossomo - Realiza a digestão intracelular

1.1.1. Peroxissomos - Neutralizam substancias toxicas produzidas pelas células, ou vinda de fora.

2. 2. Organelas Citoplasmáticas

2.1. + Estruturas das Organelas Citoplasmáticas

2.1.1. As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células. São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias.

2.1.2. Funções

2.1.2.1. Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado RE granular. RE liso - retículo endoplasmático sem ribossomos; local de síntese de lipídios e de carboidratos complexos; também denominado RE agranular.

2.1.2.1.1. Ribossomos Tem a função de síntese de proteínas.

3. 1. Citoplasma

3.1. Parte liquida e transparente que fica no interior da célula, envolvida pelo núcleo citoplasmático.

3.2. Hialoplasma/protoplasma C

3.2.1. Região entre a membrana e o núcleo Presente em todas as células animais.

3.3. + Composição do Citoplasma Celular

3.3.1. O citoplasma preenche todo interior da célula delimitada pela membrana plasmática. Enquanto que nas células procariontes, ele fica no espaço entre a membrana plasmática e o núcleo da célula.

3.3.1.1. Na verdade o citoplasma é apenas o espaço onde está contido um material de aspecto gelatinoso formado basicamente de água, cerca de 80% de sua totalidade. E outros componentes, tais como: proteínas, diversos íons, sais minerais, açúcares, aminoácidos e alguns nutrientes, e não o material em si.

4. 3. Citoesqueleto

4.1. + A constituição do Citoesqueleto

4.1.1. O citoesqueleto é formado basicamente por duas proteínas: actina e tubulina.

4.1.1.1. Características Principais

4.1.1.1.1. Microtúbulos - (tubos ocos e compridos) são maiores do que os demais componentes do citoesqueleto. São eles os responsáveis tanto pela forma celular quanto pela movimentação que ocorre nas células. Agem também na movimentação dos cílios e flagelos.

5. 4. Sistema de Endomembranas

6. Composto de água e proteínas

6.1. Forças intensas

6.1.1. Plamagel Propriedade de coloide

6.1.2. Forças menos intensas

6.1.2.1. Plasmoso( citosol)

7. Parede celular Proteger a célula de danos mecânicos e evitar que a célula arrebente quando mergulhada em um meio hipotônico.

7.1. Grãos de armazenamento e gotículas lipídicas As células podem armazenar substâncias de reserva em seu citoplasma.

7.1.1. Cloroplastos São os plastos mais abundantes nos vegetais. Têm cor verde, pois apresentam grande quantidade do pigmento clorofila, responsável pela absorção de luz no processo de fotossíntese.

7.1.1.1. Núcleo Nos eucariontes, o núcleo abriga o genoma, o conjunto total de genes que é responsável pela codificação das proteínas e enzimas que determinam a constituição e o funcionamento da célula e do organismo.

7.1.2. Centríolos Estruturas de forma cilíndrica compostas de microtúbulos protéicos. Durante a divisão celular, em seu redor, forma-se o fuso mitótico.

8. Grupo de membranas e organelas nas células eucarióticas que atuam em conjunto para modificar, empacotar e transportar lipídios e proteínas.

8.1. A membrana plasmática também faz parte do sistema de endomembranas.

8.1.1. Componentes da Endomembrana: - Retículo endoplasmático - Aparelho de Golgi - Lisossomos

8.1.2. Mitocôndrias - garante o fornecimento de energia para a célula

8.1.2.1. Ret. End. Rugoso - Transporta substâncias dentro da célula e produz proteínas.

8.1.2.1.1. Ret. End. Liso - Transporta substâncias dentro da célula e produz lipídios (óleo ou Gordura)

9. Cloroplasto - Realização de fotossíntese

10. - Manutenção e organização celular, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. É responsável também pela movimentação das células; - Dá forma a célula; - Possibilita o movimento circular do citoplasma no interior da célula, atuando no processo de transporte de substâncias; - Permite a união das células; - O citoesqueleto das células presentes nos músculos atua do processo de contração muscular; - Formação e movimentação de flagelos e cílios; - Em amebas e algumas espécies de protozoários, o citoesqueleto é responsável pela movimentação ameboide. - No processo de divisão celular, participam da movimentação dos cromossomos.

11. Os Microfilamentos - Ajudam a manter o vigor e a forma celular; dão suporte mecânico e colaboram na movimentação; contribuem com funções da membrana plasmática; agem na contração muscular; migração de células embrionárias; combate a infecções e nos processos de cicatrização da pele.

12. Função

13. Vacúolos - Reserva de agua e sais minerais.

14. Membrana plasmática Controla a passagem das substâncias polares para dentro e para fora da célula. As proteínas de membrana, atuam como: - Transportadores de solutos - Recebem sinais externo - Dão identidade antigênica à célula - Atuam como enzimas.