CARL GUSTAV JUNG

Mapa Mental | Disciplina Carl Jung

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
CARL GUSTAV JUNG by Mind Map: CARL GUSTAV JUNG

1. Inconsciente Pessoal :São situações e experiências pessoais que foram de certa forma, traumáticas para o indivíduo e ele a reprimiu em seu inconsciente pessoal porque possui forte potencial afetivo

1.1. Inconsciente Coletivo: É a camada mais profunda da psiquê. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.

2. PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO

2.1. O Processo de Individuação é o eixo da Pisicologia Junguiana. É o processo em que uma pessoa se torna um indivíduo, uma unidade ou um Todo separado e indivisível. O principal foco da Individuação é o conhecimento de si mesmo.

2.1.1. SELF: É o centro da personalidade total assim como o Ego é o centro da consciência.

2.1.1.1. Etapas do processo:

2.1.1.1.1. Persona: É a face social que o indivíduo apresenta ao mundo "uma espécie de máscara projetada, por um lado, para fazer uma impressão definitiva sobre os outros, e por outro, dissimular a verdadeira natureza do indivíduo.

3. SONHOS

4. INCONSCIENTE

5. COMPLEXOS

5.1. O sonho é uma auto representação espontânea que ocorre de forma simbólica da situação do inconsciente. É um produto psíquico responsável por levar as mensagens do inconsciente para o consciente.

5.1.1. Sonhos recorrentes: Tentativa de compensação para algum problema existente ou uma antecipação.

5.1.1.1. Casualidade e Finalidade: Cadeia de associações para chegar a conteúdo reprimido. Ex : Sand Play

5.1.1.1.1. Método de Ampliação:ampliar e Explorar direções para descobrir conexões que configure o sentido do sonho.

5.2. DESCOBERTA DOS COMPLEXOS : Os complexos são descritos como " A imagem de situações psíquicas fortemente carregadas de emoção e incompatíveis com a atitude e a atmosfera consciente habituais."

5.2.1. ASSIMILIAÇÃO DOS COMPLEXOS: Torna lo consciente e compreender os afetos nele condesados.

5.2.1.1. EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE COMPLEXOS :Considerando que os complexos não são variáveis ao infinito, Jung introduziu novos desenvolvimentos na sua teoria. Com efeito, os complexos poderão ser agrupados em categorias definidas (complexo mãe, complexo pai, complexo de poder, complexo de inferioridade, etc.)

5.2.1.2. Arquétipos: São os automatismos desenvolvidos pela psique,, Eles se traduzem em imagens primitivas, estreitamente relacionadas à criação da nossa espécie, são embriões das características humanas, latentes em cada ser.

5.2.1.2.1. Símbolos: Servem como uma forma de comunicação entre o consciente e inconsciente, para que as pessoas consigam acessar seu inconsciente e resolver suas questões pessoais.

6. ENERGIA PSÍQUICA

6.1. LIBIDO : Energia Psíquica de forma ampla "Vontade" .é a energia que move todo o psíque.

6.1.1. Príncipio da equivalência: Nada diminui ou desaparece, apenas se transfere. A perda de interesse num ponto faz surgir esse interesse noutro.

6.1.1.1. Princípio da entropia: No aparelho psíquico, tudo visa a busca do equilíbrio.

6.1.1.1.1. Enandiotropia : Quando há uma excessiva concentração energética em um ponto, a energia tende a buscar o ponto oposto como uma forma de manter o equilíbrio.

7. HISTÓRIA

7.1. Carl Gustav Jung, Médico Psiquiatra Nasceu em 1875 Suiça no seio de uma família religiosa, é o precursor da Psicologia Análitica, resultado de seus encontros e desencontros com a teoria de Freud e aprofundou seus interesses pelo mundo dos sonhos, fantasia, religião, mitos, símbolos, arquétipos e ciências naturais.

8. TIPOS PSICOLÓGICOS

8.1. Conceitos baseados no modo como se processa o movimento da energia psíquica em relação ao objeto. Possue função Principal, função auxiliar (segunda) e função inferior (última).

8.1.1. Funções psíquicas : Sensação, Pensamento, Sentimento e Intuição.

8.1.1.1. EXTROVERSÃO: Aqueles que partem rápido e confiantes ao encontro do objeto, a libido flui sem embaraços e possui quatro tipos de perfis:

8.1.1.1.1. Pensamento Extrovertido, Sentimento Extrovertido, Sensação Extrovertido e Intuição Extrovertida.