Abraço Solidário

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Abraço Solidário by Mind Map: Abraço Solidário

1. 2 Dias após

1.1. Painel interativo de sugestões

1.1.1. O painel atingirá um público que não tem acesso ao e-mail e o dará a oportunidade de sugerir temas e ações. Nele terá a chamada: “Quem você pode ajudar hoje? Sugira aqui temas e ações de voluntariado que o programa Abraço Solidário e você podem se engajar.” e espaço para post-its. Ao lado do painel interativo, podemos ter uma “exposição” com fotos de ações já realizadas para inspirar os colaboradores.

2. Lançamento

2.1. Recadastramento de voluntários

2.1.1. Para o público do administrativo, todas as peças da campanha terão como intuito levá-los para um formulário online de cadastro rápido de novo voluntário. No formulário, teremos a opção de cadastro de nova ideia ou novo voluntário. Exemplo de cadastro de nova ideia: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdF7OlXq6HNRsJelwPBQQ2f50r3VUjuvP8DzdDtnXwUD-Be3g/viewform

2.1.2. Já para o público da fábrica, teremos um totem com tablet com acesso fácil ao cadastro. O totem poderá estar sinalizado com cartaz e em um ponto estratégico de maior fluxo.

2.2. Vídeo de lançamento da campanha (E-mail + Workplace + TV's internas)

2.2.1. Manifesto com dados relacionados ao uso do nosso tempo em texto na tela em conjunto com imagens de banco.

2.3. Cartazes de lançamento

2.3.1. Chamadas curtas e impactantes, trazendo dados conforme o mote da campanha.

2.4. Adesivos para espelhos

2.4.1. Chamadas curtas trazendo os dados de forma impactante.

3. 2º Semana

3.1. Post no blog (Newsletter via e-mail)

3.1.1. "Ser voluntário não tem mistério", a ideia do post é desmistificar. Abrir quais as etapas que um voluntário passa, quanto tempo dedica por mês e assim por diante.

3.2. Primeiro encontro online - Rede de Amplificação

3.2.1. Agora que os líderes já tiveram contato com a campanha, é hora de convocá-los para o primeiro encontro/palestra do grupo.

3.2.2. REDE DE AMPLIFICAÇÃO ABRAÇO SOLIDÁRIO

3.2.2.1. A rede será um grupo dentro do Abraço Solidário formado por lideranças. A intenção é manter contato e fazer eles verem o impacto positivo do programa em suas equipes. Para isso, sugerimos duas ações contínuas: 1. Encontro presencial ou online a cada 3 meses. Sugerimos que o primeiro encontro seja uma palestra do responsável pelo programa sobre a importância do engajamento em equipe e como ele afeta a produtividade. Nesse primeiro encontro, podemos mostrar vídeos de beneficiários falando direto com os gestores sobre o impacto do trabalho voluntário. Nos encontros seguintes, cada liderança trará feedback das ações do Abraço Solidário e novas sugestões de suas equipes. 2. Grupo no Facebook Workplace Através de posts, atualizaremos os líderes sobre as ações do Abraço Solidário constantemente, sempre com uma abordagem diferente, pedindo para que eles sejam pontes e liberem seus funcionários, quando preciso. A intenção é deixar eles por dentro de cada passo do programa. Acreditamos que também possa ser feita uma pesquisa de satisfação anual em cada setor para medir a evolução do voluntariado e do engajamento das equipes, fazendo os líderes verem os resultados de seu comprometimento.

3.3. Convite para novos coordenadores

3.3.1. Através de e-mail, iremos realizar um minicampanha entre os coordenadores de todas as unidades, para que eles indiquem novas pessoas para a posição. No e-mail, seremos sutis para que a mensagem de renovação e novas oportunidades seja clara.

3.4. Desafio da Semana - FB Workplace

3.4.1. Com o intuito de instigar as pessoas a valorizarem ações que trazem impacto positivo em suas vidas, a série irá propor um desafio por semana sempre voltado para atitudes positivas. Desafio da Semana 1: - Arrecade x peças de roupa para a campanha do agasalho. Desafio da Semana 2: - Envie pra gente as ações voluntárias que você mais curtiu nos últimos tempos.

4. 4º Semana

4.1. Vídeo - Dominó Effect

4.1.1. O dominó effect é uma dinâmica utilizada para mostrar o impacto que pequenas ações podem ter em toda uma cadeia. Para instigar as pessoas a pensarem em suas pequenas ações, iremos fazer um vídeo animação do Dominó Effect pelo viés do voluntariado. Iremos explicar o conceito e exemplificar como ele pode ter um efeito positivo em muitas vidas.

5. Manutenção

5.1. Newsletter Bisemanal - Inspiração Solidária

5.1.1. Como forma de manter os potenciais voluntários e os próprios voluntários inspirados, enviaremos a cada 2 semanas algumas ações solidárias que fizeram sucesso no mundo.

5.2. Blog Mensal - Inspiração Solidária

5.2.1. A Newsletter poderá se transformar em um compilado mensal no blog, trazendo os links externos e explicações por volta das ações.

5.3. Inspiração no Entrelinhas

5.3.1. O entrelinhas poderá ser um canal direto de inspiração, onde podemos veicular as ações que acontecem pelo mundo.

5.4. Posts Semanais no Workplace

5.4.1. Durante o mês de lançamento, Iremos postar um conteúdo por semana no Workplace, serão peças com chamadas relacionadas ao uso do tempo.

5.5. Posts mensais no Grupo de líderes

5.5.1. Através de posts, atualizaremos os líderes sobre as ações do Abraço Solidário constantemente, sempre com uma abordagem diferente, pedindo para que eles sejam pontes e liberem seus funcionários, quando preciso. A intenção é deixar eles por dentro de cada passo do programa. Acreditamos que também possa ser feita uma pesquisa de satisfação anual em cada setor para medir a evolução do voluntariado e do engajamento das equipes, fazendo os líderes verem os resultados de seu comprometimento.

6. Datas comemorativas

6.1. Dia Mundial do Livro (23 Abr)

6.1.1. Nesta data, através de e-mail e cartazes, traremos dados de leitura no Brasil em relação a outros países, incentivando as pessoas a doarem livros. A equipe poderá organizar pontos de coleta na empresa. Referência: http://edicaodobrasil.com.br/2018/10/26/44-da-populacao-brasileira-nao-pratica-o-habito-da-leitura/

6.2. Dia Mundial do Doador de Sangue (14 Jun)

6.2.1. Neste semana, sugerimos instigar através de comunicados via e-mail e workplace a criação de grupos de doação de sangue. Podemos dar dicas de como se organizar com caronas e assim por diante.

6.3. Dia da Criança (12 de Out)

6.3.1. No dia da criança, sugerimos a arrecadação de brinquedos para doação. Para isso, utilizaremos cartazes, e-mail, workplace e post no blog trazendo informações sobre a importância do brincar na infância.

7. Pesquisa inicial

7.1. O primeiro passo

7.1.1. Antes de realizarmos ações de engajamento, precisamos entender qual a percepção que os colaboradores tem sobre o Abraço Solidário. Através de formulário online iremos entender o que faz ou não eles participarem das ações e o que engaja e os motiva. Com as respostas em mãos, teremos ainda mais embasamento para criar ou aperfeiçoar abordagens e ações.

8. Mês do Voluntariado (Ago)

8.1. Vídeos depoimentos No mês do voluntariado, iniciaremos a veiculação de 4 vídeos. Cada vídeo mostrará o depoimento de um beneficiado pelo programa, trazendo a realidade e o impacto do Abraço Solidário. (O último vídeo será veiculado no dia 28 de agosto, Dia do Voluntariado) Imersão dos voluntários A imersão dos voluntários citada anteriormente também acontecerá em agosto, dando maior protagonismo para o mês. Palestra Online - Para movimentar o mês do voluntariado, sugerimos trazer um palestrante de fora que tenha grandes experiências com o voluntariado e possa compartilhá-las de forma online,. Sugerimos o contato com três palestrantes: How can two questions change the world? | Iara Xavier | TEDxBlumenau https://www.youtube.com/watch?v=_Y2KIYyBKTo https://www.youtube.com/watch?v=__BtfBTQJoM