Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
organograma by Mind Map: organograma

1. Por Produto ou Serviço: O organograma foca em cada tipo de produto. As empresas que têm várias linhas de produção estão a separar a sua estrutura com o foco em cada um desses produtos.

1.1. Vantagens: facilitando a obtenção de resultados por cada grupo de produtos ou serviços, pois cada grupo funciona como uma unidade de negócio estratégico; proposição de alocação de capital para cada grupo de produtos ou serviços; facilitar a utilização máxima da capacitação dos recursos; fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto.

1.2. Desvantagens: pode ser mais provável que as máquinas estejam ligadas às organizações gerais da organização; podem propiciar aumento dos custos pelas duplicações de atividades nos vários grupos de produtos / serviços; pode criar situações em que as gerências de produtos / serviços têm muito poder, desestabilizando a estrutura da organização; pode provocar temores e ansiedades quanto à instabilidade externa.

2. Por território: É como sua definição sugere para empresas dispersas territorialmente. Empresas multinacionais, por exemplo, separam suas atividades por países e a gestão é diferenciada pelo território.

2.1. vantagens: obter vantagens econômicas de determinadas operações locais, maior treinamento pela atuação direta no território considerado, ação mais imediata e consistente em determinada região, maior possibilidade de conhecer os fatores e problemas locais.

2.2. Desvantagens: multiplicação de instalações e de pessoal; em segundo plano a direção em direção à face e a liberdade colocadas nas regiões ou filiais; Preconceito estritamente territorial que se concentra em aspectos mercadológicos e de produção em detrimento das outras áreas da organização.

3. conceito

3.1. Simplificadamente, um organograma é uma representação gráfica de uma estrutura organizacional. Servem principalmente para visualização e integração de funções, funções, hierarquizados e subordinações.

4. tipos

4.1. descritivo vertical.

4.1.1. vantagens: A forma descritiva nos fornece um organograma completo e exige menos trabalho.

4.1.2. desvantagens: não tem informação gráfica e perde um pouco do potencial de compreensão rápida de um organograma.

4.2. Linear (Matriz de Responsabilidades):

4.2.1. vantagens: fornece os seguintes dados, incumbências de decisão, execução, participação e controle. É facilmente identificável as tarefas da área e os responsáveis por cada uma delas.

4.2.2. Desvantagens: como neste tipo as tarefas são definidas não tem desvantagem.

4.3. estrutural: o tipo mais clássico de organograma é o estrutural, sendo o mais comum nas empresas, podendo ser feito por quantidade ou por função.

4.3.1. vantavens: maior estabilidade; maior segurança na execução de tarefas, no relacionamento com colegas.

4.3.2. Desvantagens: baixa adaptabilidade, gerando insegurança nas organizações em crescimento e consequente aumento na complexidade, transformando o que era vantagem em desvantagem, criando problemas de comunicação, pois cada chefe acredita que sua função é mais importante.

4.4. Por Cliente: Mais usado por empresas que trabalham de acordo com o tipo de cliente que atendem.

4.4.1. Vantagens: propiciar uma situação favorável para tirar proveito das condições dos grupos de clientes bem definidos; garantir reconhecimento, atendimento contínuo e rápido às diferentes classes e classes de clientes.

4.4.2. Desvantagens: podem causar dificuldades de coordenação, pois o gerente de departamento pode exigir um tratamento especial para o seu cliente; pode provocar uma utilização inadequada de recursos em termos de demanda de diferentes grupos de clientes.

4.5. Por divisão de produção: Utilizando as fases de produção, este tipo de organograma em etapas de produção numa linha de produção para separar os setores.

4.5.1. Vantagens: maior especialização dos recursos alocados; possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas; agrupamento de recursos das unidades organizacionais como centros de custo ou centros de resultado, objetivando uma melhor avaliação e a coordenação de cada uma das partes do processo.

4.5.2. Desvantagens: possibilidade de perda da visão global do andamento do processo, dificultando sua gestão como um todo; flexibilidade restrita para ajustes no processo; No topo dos custos dos recursos e em relação aos estoques de materiais.

4.6. Por projeto: É geralmente um organograma temporário, pois a mudança é feita apenas pela duração do projeto. Após o término, a alocação das pessoas volta ao ser o seu setor original.

4.6.1. Vantagens: permite alto grau de responsabilidade do grupo de execução do projeto; possibilita que os funcionários participem com alto grau de conhecimento de todos os trabalhos inerentes ao projeto

4.6.2. Desvantagens: Como uma situação de recursos ociosos ou mal-intencionados, o processo de projeto de atenção excessiva à técnica ou à parte administrativa; O mesmo não apresenta um sistema adequado de comunicação e de tomada de decisão.

4.7. Desvantagens: Como uma situação de recursos ociosos ou mal-intencionados, o processo de projeto de atenção excessiva à técnica ou à parte administrativa,

4.7.1. Vantagens: possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho; maior desenvolvimento de pessoal; maior especialização nas atividades jovens; uso compartilhado dos vários recursos; maior cumprimento de prazos e do orçamento; melhor atendimento dos clientes do projeto.

4.7.2. Desvantagens: dupla subordinação, gerando um clima de ambiguidade de papéis e relações; Conflito de interesses entre os chefes de cozinha e os chefes de projetos, bem como entre seus subordinados.

4.8. Misto: O organograma misto nada mais é que a mistura de dois ou mais tipos de organogramas, de acordo com a necessidade do analista de OSM e da empresa.

4.9. Organograma Circular: É usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há um problema em representar uma hierarquia. Também conhecido como radial. O que é mais importante para o trabalho em grupo?

4.9.1. Vantagens: é mais agradável para empresas com pouca atenção hierárquica; a melhor comunicação e troca de conhecimento entre as áreas; é mais flexível e dinâmico que os outros tipos.

4.9.2. Vantagens: é mais agradável para empresas com pouca atenção hierárquica; a melhor comunicação e troca de conhecimento entre as áreas; é mais flexível e dinâmico que os outros tipos.